O que é inadimplência? E como você pode agir em situações assim?

A inadimplência é o descumprimento de alguma obrigação financeira, quando não é realizado algum pagamento até a sua data de vencimento, como conta do cartão de crédito, parcela do financiamento ou empréstimo, entre outros.
Isso pode ocorrer com Pessoas Físicas e Jurídicas, quando não há um pagamento de imposto ou contrato, por exemplo.
No momento o Brasil está passando por uma crise financeira, o que acaba agravando o número de pessoas inadimplentes, o que pode afetar diretamente na saúde financeira de sua empresa, mas o que podemos fazer com essa situação? Como diminuir a inadimplência? Como podemos agir em uma situação assim?
Como podemos agir em uma situação assim?
Para empresas lidar com essa situação é complicado, ainda mais no momento que estamos vivendo, um período pandêmico, mas isso também não é o fim, podemos contar com algumas medidas que auxiliarão sua empresa a diminuir o número de inadimplentes e manter sua empresa com um fluxo saudável de caixa.
Aqui vão algumas dicas:
Mantenha sempre seus clientes informados
Podemos sempre usar ferramentas já existentes ao nosso favor, sem pagar nada a mais para isso, um exemplo são as redes sociais. De acordo com o IBGE 2019, mais de 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, ou seja, usar esse recurso para sempre manter informado o cliente sobre suas dívidas pendentes. É uma ótima forma para lembrar os clientes mais esquecidos.
Crie benefícios
Pagar as contas em dia é um compromisso que o consumidor assume com a empresa, mas manter conexão com seus clientes ajuda a não atrasarem os pagamentos. Os benefícios podem ser desde descontos, cartão fidelidade ou até mesmo reconhecimento, são ações que incentivam os seus clientes mais atentos.
Incentive pagamentos à vista ou cartão de crédito.
Possuir diversas formas de pagamento é estar à frente no mercado. Vendas a prazo gera mais atenção dos clientes pela comodidade de compra, porém nem sempre favorece ao seu negócio, portanto incentivar seu cliente a comprar à vista ou no cartão de crédito são pagamento assegurados, ou seja, menos riscos.
Apesar de serem vários os motivos que podem levar uma pessoa a ficar inadimplente, com planejamento, é possível resolver essa situação, alinhar o fluxo de caixa e estar presente para seus clientes é a forma mais eficiente em se auxiliá-los.
Conte com a SP para essa e mais dicas para o seu negócio.