Imposto de renda – Parte lll:  Dicas de como se preparar para declarar o IR22.

É seu primeiro ano da entrega do IR? Fique tranquilo! Nós da SP separamos algumas dicas necessárias que você pode seguir para não ter dúvida na hora de declarar.
 
Se em 2021 você recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 ou obteve mais de 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte, você precisa declarar para a Receita Federal.

A data de entrega do IR são alteradas anualmente, portando geralmente a entrega deve ser feita entre os meses de março a maio, assim que for publicado pelo portal da receita federal atualizaremos aqui, enquanto isso separamos algumas dicas de como você pode se preparar para se organizar e NÃO deixar para fazer a declaração de última hora.

Documentos necessários

A recomendação dos especialistas é se antecipar e já separar os documentos o quanto antes, para garantir a melhor restituição ou menor pagamento e minimizar os riscos de malha fina. Além disso, quem entrega nos primeiros dias do prazo tem mais chances de entrar nos primeiros lotes de restituição.

Ao decorrer do ano é interessante você guardar documentos que você vai precisar para o preenchimento de CPF dos dependentes, informes de rendimentos, recibos de despesas médicas e educação, aplicações financeiras etc.

Clicando aqui você encontra a relação dos documentos necessários para declarar no IR.

Posso declarar sozinho?

Pode. Entretanto para você declarar o IR 22 é fácil! No próprio site da Receita Federa – clique aqui – você deve baixar o programa para declarar sua renda, porém é necessário ter atenção redobrada para que você não caia na malha fina. Se possuir alguma dúvida não hesite em procurar ajuda.

Ajuda especializada

Se for a sua primeira vez em declarar o imposto de renda e está inseguro em fazer o processo totalmente sozinho é interessante pedir ajuda a um especialista ou alguém que já tenha declarado IR anteriormente, pois tem informações que precisam ser preenchidas com atenção e qualquer erro pode cair em “malha fina”. Na dúvida, busque ajuda e evite dor de cabeça.  

Deduções permitidas por lei

As deduções são nada mais que algumas despesas poderem ser abatidas, ou seja, tudo o que você declarar aqui diminui o montante total sobre o qual é aplicada a alíquota do imposto. Sendo eles, os gastos com:

  • Saúde

  • Educação

  • Previdência Privada

  • Dependentes

  • Contribuição ao INSS

Deduções do imposto devido: esse tipo de dedução reduz direto o valor do imposto a ser pago. Sendo eles, os gastos com:

  • Doações

  • Aluguel

Para mais detalhes sobre deduções clique aqui para conferir.

Chegou a hora de declarar!

Existem diversas formas de você declarar no site da Receita Federal – Clique aqui– você possui algumas opções, como declarar pelo APP em seu celular (Android e IOS), preenchimento online pela página do e-CAC  ou pelo programa que você pode instalar em seu computador.

Observação: Se você optar em declarar seu IR pelo programa é necessário que o programa seja instalado no ano vigente, e você pode transitar pelas plataformas. Ex: Começar sua declaração pelo app e terminar no preenchimento online.

Na hora de declarar o Imposto de Renda você vai preencher os dados conforme forem pedidos pelo site da receita – aqui você confere quais documentos são necessários para a entrega-, porém é importante você se atentar aos detalhes, pois assim você consegue entregar a declaração sem nenhum problema.

No ano seguinte você terá acesso a página de “declarações” onde terá algumas informações, como “importar a declaração do ano seguinte”, e até mesmo a declaração pré-preenchida, necessário somente alguns ajustes, as informações de dependentes não estão inclusas, mas você pode gerar uma procuração pelo próprio site do e-CAC.
 
Fácil, não!? O IR só se torna um monstro quando você não se organiza para declarar, portanto siga nossas dicas, assim você entrega sua declaração antes que seja tarde demais e evita a malha fina.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Ficou com alguma dúvida? Ou quer compartilhe suas experiência sobre o IR? Comenta aí! Aproveite e acesse nossas redes e fique por dentro de tudo que acontece no mundo da certificação digital.

#SIMPLES, #RAPIDO E #DESCOMPLICADO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *